APASCENTANDO CORDEIROS

sexta-feira, 18 de março de 2011

ARMADURA DE DEUS - EFÉSIOS 6.10-18


LIÇÃO : ARMADURA DE DEUS

Texto : EFÉSIOS 6 : 10-18

Versículo memorização: Efésios 6.10

OBJETIVO: Criança Salva venha aprender a vestir a armadura de Deus para derrotar o            
                    inimigo.

Ensino Principal: Devemos colocar a armadura de Deus para derrotar o inimigo.

INTRODUÇÃO

Quando você vai sair e está chovendo de que você precisa? De proteção (guarda-chuva). E quando está frio? De proteção (Toca, Luvas).Citar outros exemplos.
E os soldados, de que precisam para irem a guerra? De proteção (capacete, colete a prova de bala e outros). Há muito tempo atrás, os soldados romanos, lá da época de Jesus, usavam uma  roupa especial como proteção chamada de ARMADURA, que os protegiam na hora da batalha!
Na Bíblia Sagrada está escrito que o Apóstolo Paulo faz uma comparação dessa armadura com a nossa vida espiritual. Deus nos alerta em sua palavra que devemos nos proteger, todos os dias, dos ataques do inimigo – Satanás, que está sempre arrumando um jeitinho de nos enganar e nos levar a fazer o mal, ao invés do bem. Vamos aprender o que é a armadura de Deus e como você pode usá-la todos os dias para estar preparado e protegido  para o que der e vier.

ANDAMENTO

V.10 – A nossa força pra lutar contra o inimigo vem do imenso poder do Senhor Jesus, que nos faz vitoriosos e nos tornando fortes.
V.11,12 - O inimigo de Deus (Primários e Juniores – Diabo, Satanás), não é de carne e sangue, tem um exército de outros seres inimigos, sem corpo ao seu comando, poderosos seres malignos das trevas que governam o mundo. Eles não podem estar em todos os lugares ao mesmo tempo como Deus, mas eles têm um grande exército que conseguem estar em muitos lugares e em muitos horários. São fortes inimigos ativos que lutam contra nós. E só podemos derrotá-los VESTINDO TODOS os dias a ARMADURA DE DEUS. No momento de sua oração, é uma boa hora para fazer isso!
V.13 – Portanto, usem cada peça da ARMADURA que não é visível aos olhos humanos.

Ligação: Ao vestir a armadura de Deus, você será capaz de resistir ao pecado e fazer o  
               que é certo.

APLICAÇÃO 01

A armadura vai lhe dar ajuda de Deus para lutar contra coisas que Ele não quer que façamos. Satanás quer  fazer você ficar interessado em vídeo-game violento, em programas de televisão como filmes que mostram pessoas fazendo coisas que são pecaminosas deixando parecerem divertidos. Também Satanás cria situações que  pressionara crianças a praticarem coisas que sabemos que é pecado como: roubar, falar palavrão, contar piadinhas maliciosas entre “coleguinhas”, ameaçar os coleguinhas a praticarem atos de vandalismo, etc...
 Estas são algumas das maneiras que o diabo tenta persuadi-los a fazerem coisas que não deveriam.


Ligação:  A armadura vai lhe dar ajuda de Deus para lutar contra o mal no mundo.
                  Vamos ver quais são as peças dessa Armadura.

V.14 – Cinto da Verdade (PROTEÇÃO): Este cinto era forte e largo, usado ao redor da cintura, e além de proteger os órgãos vitais, também juntava todas as outras peças da armadura. Para nós, o cinto da verdade é colocado para aprender  sobre as verdades que estão escritas na Bíblia Sagrada, indo à Igreja, EBD, Culto infantil, Memorizando versículos... O que você sabe sobre Deus o torna confiante em sua Guerra contra Satanás. O cinto da Verdade  é sua proteção para que você não fale mentiras e fale somente a verdade! Devemos amar a verdade, abraçar a verdade, buscar a verdade como se fosse o maior tesouro do mundo! Tesouro este que é a Palavra de Deus.

V.14 – Couraça da Justiça (PROTEÇÃO) : a couraça é a parte da Armadura que cobre do pescoço até a cintura do soldado. E cobre a parte mais importante do seu corpo: O CORAÇÃO. A couraça é feita de correntes ou placas de metal para que flechas ou espadas não penetrem. Para colocarmos a couraça, nossa vida precisa estar em dia com Deus, quando nós recebemos a Jesus no coração, Deus Vê sempre a justiça do seu filho Jesus em nós, seu filho que nunca pecou, nunca fez nada de errado. Jesus é perfeito, por isso devemos viver o mais correto possível. A batalha contra o pecado é a mais difícil, enquanto vivermos aqui na terra seremos tentados a pecar. E quando isso acontecer, devemos dobrar nossos joelhos e confessar nosso pecado. Confessar é dar nome ao pecado, e contar pra Deus o que exatamente você fez de errado. Assim Deus te perdoa e não vê mais o seu pecado. Deus lança no mar do esquecimento, e não se lembra mais... Por isso, devemos sempre preferir sermos bons em vez de ruins. Preferir obedecer do que desobedecer, falar a verdade em vez de mentir. Dependendo de como você vive, é o que tornará fácil ou difícil para o inimigo te derrotar. O inimigo só quer te acusar pelos seus pecados, mas pela Justiça de Deus, o sangue de Jesus te purifica de todo pecado, e Deus o vê justo, sem pecado. Isso se você já o recebeu em seu coração. Peça ajuda e Deus irá lhe mostrar o que é o certo e o errado.

V.15 – Sapatos da preparação do Evangelho da Paz (DEFESA) : os soldados tinham uma forte proteção nos pés. Tinham tachas ou pregos nas solas das sandálias que lhes davam firmeza e estabilidade. O evangelho é a boa notícia: que Deus nos enviou um presente, seu Filho Jesus para que nós possamos assim ter Paz com Deus, pois tendo Paz com Deus, nós  caminharemos com Jesus. O evangelho deve ser anunciado e levando sempre paz, e não discussão: eu sou de Deus e você não... Não devemos causar discussões sobre religião, devemos andar depressa para levar a mensagem da Salvação. Devemos mostrar que ser cristão não é viver uma vida cheia de não pode, não pode, não pode, mas mostrar que podemos nos divertir e sermos felizes sem precisarmos pecar! Muitas vezes o inimigo vai te fazer tropeçar e cair, assim nos machucamos, ficamos tristes e desanimados e não levamos o evangelho a outras pessoas. Por isso, devemos Mostrar através de nossa vida que temos Paz com Deus e compartilharmos com as outras pessoas essa Paz que vem somente de Deus.

Ligação: Devemos compartilhar sobre o amor de Deus com as outras pessoas

PLANO DA SALVAÇÃO

DEUS :  o Criador,  Amor Incondicional , Versículo  LER João 3.16, Santo(Perfeito), Céu
PECADO: Definição, Exemplo, Natureza Pecaminosa, Castigo LER Romanos 3.23
JESUS: Perfeito,...nosso Lugar, Derramou..., Morreu,foi sepultado,Vivo LER LER I Coríntios 15:3 e 4

Ligação: Compartilhando o Evangelho da Paz, estamos ajudando edificar e não destruir!

V.16 – Escudo da Fé (DEFESA)  - Os escudos eram feitos de madeira e cobertos com coro bem grosso. Mediam 76 cm de largura por 1,20 m de comprimento. Eram grandes protegendo praticamente o corpo inteiro do soldado. E em seus lados tinham ganchos que se prendiam uns aos outros assim formando um grande muro em volta dos soldados. Como os inimigos sabiam que o escudo era de madeira, então, geralmente na batalha eles lançavam contra esses soldados flechas com fogo nas pontas. Por isso o escudo estava sempre molhado, para que quando chegassem essas flechas inflamadas, não lhe causasse dano nenhum.
Nosso inimigo também envia essas flechas com fogo que chamamos de dardos inflamados, que são: mentiras, pensamentos maldosos sobre pessoas, desejo para pecar, pensamentos impuros, medo, pessimismo, depressão (explicar tristeza que não tem fim) (Dar exemplo almejar um bem que não temos condição de adquirir, e até planejar pegar, roubar). Não sabemos o momento que o inimigo vai lançar seus dardos e atacar nossa mente, nossa família, nossos amigos. Para isso, estejamos preparados, estando sempre perto de Amigos Cristãos, eles não vão me tentar a fazer coisas erradas, não ir para lugares que sei que Deus não está, onde só há pecado. O nosso escudo tem que estar sempre à mão.

V.17 – Capacete da Salvação (DEFESA) - O capacete do soldado protegia a sua cabeça, e o inimigo quer atacar a nossa mente, nos desviando dos ensinamentos, nos fazendo crer que não temos mais salvação e que está tudo perdido e nossos pecados não serão perdoados. Devemos tomar cuidado com o que assistimos na TV, com as músicas que ouvimos, com o que pensamos, com as conversas que temos ... DEVEMOS APRENDER A CONTROLAR NOSSOS PENSAMENTOS: Eu não gosto desse irmão da igreja; Ah! Ninguém nunca me ajuda; Não quero mais viver desse jeito; Pois tudo isso pode gerar dúvidas no Plano de Deus para nós. Precisamos nos concentrar no que é bom: Jesus morreu em nosso lugar na cruz, e quando o recebemos, estamos livres do castigo de ficarmos separados de Deus para sempre.

V. 17 – A Espada do Espírito (ATAQUE E DEFESA) - Se estivermos coberto da cabeça aos pés com a ARMADURA DE DEUS, Satanás não poderá nos atingir, então, como o soldado que precisa de sua espada para lutar, nós também temos que ter a nossa espada que é a palavra de Deus, que em tempo de tentação devemos ler e citar e então venceremos toda cilada do inimigo.  Nossa espada é diferente, pois as de metais, quanto mais se usam, mais elas ficam sem corte precisando ser afiadas. A nossa não, quanto mais usada, mais afiada e eficaz ela se torna. Por isso, precisamos aprender e memorizar os versículos da palavra de Deus para que o Espírito Santo faça vir a nossa memória quando somos tentados a fazer o mal.

Ligação : Toda essa proteção será eficaz  

APLICAÇÃO 02

Quando Você for tentado a pecar, (Mudar exemplos conforme faixa etária), estiver sofrendo perseguições, zombarias porque é cristão, por não ter riquezas, por não ter pais, ou qualquer outro motivo e estiver com a armadura, verá que quando chorar será consolado. Quando estiver com ira, o Senhor irá te dar mansidão. Quando estiver insatisfeito, impaciente com a vida, com tudo, o Senhor irá satisfazer todas as suas necessidades, (necessidades não desejos) desde que seja a vontade Dele. Ler I Coríntios 15.57 “ Graças a Deus que nos dá a vitória por meio de Nosso Senhor Jesus Cristo”

Ligação : Com todas as peças :
CLIMAX

V.18 – Nossa ARMADURA ESTÁ COMPLETA. E você está em guerra, por isto esteja preparado todo dia, toda hora, em todo momento. Não existe “pausa game”. A luta será sempre travada, então esteja pronto!




CONCLUSÃO

V.18 - Orem o tempo todo!. O bom soldado está sempre em contato com seu comandante, seguindo suas orientações e estratégias. A oração é uma parte adicional muito importante na luta contra os poderes espirituais do inimigo. É a comunicação com Nosso comandante Jesus Cristo! Seguindo sempre suas ordens e estratégias. Através da oração, pedimos sua orientação e direção.
Deus nos deu tudo que precisamos para sermos vencedores!  
Com a armadura seremos capazes de ficarmos firmes e de não cairmos diante do inimigo.  Estaremos protegidos sempre para os ataques surpresas do inimigo. Pois se não estivermos preparados, ele pega uma parte nossa que não está protegida e que está exposta atacando  ali, nos ferindo, nos machucando. Somos soldados do Exército de Deus. Amém!

DESAFIO CRIANÇA SALVA

Nesta semana quando surgir uma situação em que você Vê o inimigo te atacando: sua mente, sua família, ou outra situação de batalha o que você fará?


A- (  ) Corro gritando – “Socorro, socoooorooo!!”;
B- (  ) Defendo com a espada do Espírito;
C- (  ) Chamo minha mãe;
D- (  ) Chamo meu pastor;
E- (  ) Defendo com o Escudo da Fé;
F- (  ) Hein???
G- ( ) Mato no peito e chuto pro gol!;
H- ( ) UUuuaaaaarrrrggggg!!!!.

Alternativa correta B e C estão corretas .

CONVITE CRIANÇA NÃO SALVA


Hoje em dia muitas crianças e pessoas não crêem que Jesus é o Filho de Deus, mas você terá a oportunidade de crer Nele, e para estar protegido e colocar a ARMADURA DE DEUS você precisará primeiro recebê-lo em seu coração.

Em João 1.12 está escrito...
Recapitular rapidamente PLANO DA SALVAÇÃO
Explicar para a criança que ela precisa:

RECONHECER : que é pecadora
 ACREDITAR: que o sangue de Jesus a purifica de todo pecado
 ESCOLHER: Peça para a criança fechar os olhos, abaixar a cabeça e pergunte diretamente – Você quer receber a Jesus?  Peça que ela de um sinal , levantar a mão ou, abrir os olhos, ou ir até você, um sinal público de que ela está recebendo a Jesus.
Ore com ela, e por ela

Fonte pesquisada:
1 – Bíblia de estudo DAKE – Editora Atos / CPAD
2 – Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças – Editora Hagnos / APEC
3 – Bíblia Viva – Editora Mundo Cristão











Fonte Figuras e Atividades : https://picasaweb.google.com/profmarimoura/ArmaduraDeDeus#

Texto: Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças - Apec e Hagnos

10 comentários:

  1. Obrigada por compartilhar essa lição tão preciosa.
    Que Deus te abençoe.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela explanação do texto bíblico para crianças. Muito bem aplicado. Qualquer criança pode entender e qualquer adulto pode aprender juntamente.

    ResponderExcluir
  3. Sou missionária no interior do Paraguai e faço um trabalho com 40 crianças. Estou usando esse material e elas estão amando. Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom...
    Deus te abençoe!!!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom...
    Deus te abençoe!!!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom...
    Deus abençoe seu trabalho!
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir