APASCENTANDO CORDEIROS

terça-feira, 22 de outubro de 2013

ADORANDO A DEUS COM NOSSOS 5 SENTIDOS

Lição: ADORANDO A DEUS COM OS 5 SENTIDOS


Versículo para Memorizar: “Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste” – Salmo 139.14 a

Objetivo: Criança venha reconhecer a grandeza de Deus que cuida pessoalmente de cada detalhe de nossas vidas

                                                    Introdução

(Fig.1 e 2) Você se lembra de alguma história que aconteceu quando tinha mais ou menos 5 anos? Alguma birra, chororo, ou depois de se machucar por estar correndo e caiu e a mamãe, ou o professor, ou a Vovó te ajudou ? Como foi? Ah com certeza, você foi tratado com carinho, amor, cuidaram do seu machucado, antigamente passavam um remedinho chamado mertiolate, ardia (uuui)... Mas era para o nosso bem, para não inflamar ou algo mais grave acontecer. E quem se lembra de como era quando estava dentro da barriga da mamãe?

ANDAMENTO DOS ACONTECIMENTOS

(Fig.3) Foi maravilhoso como Deus nos formou: fechem os olhinhos agora e pensem em cada órgão, coração pulsando, pulmões se enchendo de ar, o ossinho do joelho estalando quando se abaixa, nossa é lindo mesmo. E pra que fomos criados? Pra que nascemos? Quem sabe responder? (Esperar respostas) na bíblia, que é a palavra de Deus está escrito “ Ler Salmo 139.14 a”,  . Encontramos no Livro de Salmos cânticos, poemas, e muitas das vezes o povo de Israel cantavam,pois na verdade o livro de Salmos foram compostos para serem acompanhados com instrumentos musicais , era o hinário nacional de Israel (hebraico Livro dos Louvores) como se fosse a nossa Harpa Cristã.
Fomos criados unicamente para adorar a Deus. E o que é adorar? Segundo o dicionário Aurélio significa render culto, gostar exageradamente. Segundo a Bíblia Adorar a Deus é dizer o quanto você o ama e o admira, dizer que Ele é Santo e mercê ouvir nosso louvor, não pelo que Ele faz, mas pelo que é.

E quem Deus é pra você?
 PLANO DA SALVAÇÃO (Fig. 4)

 DEUS :  o Criador,  Amor Incondicional , Santo(Perfeito), Céu
PECADO: Definição, Exemplo, Natureza Pecaminosa, Castigo LER Romanos 3.23
JESUS: Perfeito, ...nosso Lugar, Derramou... , Morreu,foi sepultado, E hoje está vivo

E vocês sabiam que podemos mostrar a Deus o quanto nó o Amamos, ou seja o quanto o Adoramos  com nossos 5 sentidos?
1-         Visão (Fig.5)
O órgão do nosso corpo responsável pela nossa visão são nossos olhos, e eles são sensíveis, por isso precisamos cuidar deles. (Brincadeira de ilusão de ótica).
E é por meio nossa visão que percebemos tudo ao nosso redor.  Você pode adorara a Deus  olhando a  criação do nosso Deus tão bela, linda: árvores, as flores, os pássaros ao redor, você pode  reconhecer sua família, seus amigos, podemos ler o jornal, assistir televisão e até chorar quando vê alguém que já não via há muito tempo.  
 Ler Sl 119.18 Abre os meus olhos para que eu veja as maravilhas da tua lei.
Adorar a Deus também é reservar um tempo para ler e aprender mais sobre a Bíblia, vindo pra EBD.Porem não estará adorando a Deus quando olha na televisão programas ou filmes que são só para adultos, espiando por janelas e fechaduras a linda vizinha se trocar, lendo livros que contém palavras feias.

2-         Olfato (Fig 6)

Nosso cheirador: o nariz é responsável pelo olfato, através dele o ar entra e é umedecido, aquecido e purificado assim o ar chega aos pulmões livres de toda impureza, quando o ar entra contaminado pode causar vários danos ao nosso corpo, nos trazendo doenças gravíssimas; através dele também sentimos os cheiros ao nosso redor, perfumes deliciosos ou fedor, imagine uma grande caverna revestida de muco (quando estamos gripados é esse muco verde que escorre do nariz)que captam os cheiros. E sabe criança Deus também sente cheiros bons ou ruins, a nossa oração chega ao nariz de Deus como cheiro maravilhoso e dessa maneira você estará o adorando isso o deixa muito feliz:Ler Apc.8.4 E a fumaça do incenso subiu com as orações dos santos desde a mão do anjo até diante de Deus.
Mas nossos pecados cheiram mau ao nariz de Deus, e por isto devemos nos manter longe de todas as coisas erradas,como as drogas.

(Brincadeira cheiros)


3 - Audição (Fig 7)
Tudo que se move cria uma onda no ar, e quando uma bate na outra acontece o som ou barulho , e o ar leva esses sons que conhecemos como ondas sonoras. O ouvido é nosso órgão especializado em captar o som das ondas sonoras. É a antena de rádio que nós temos em nosso corpo. Essas ondas chegam aos nossos ouvidos e o celebro capta essas ondas e interpretam dizendo a que pertence esse som.
(Brincadeira  Som do nosso corpo: palmas, espirro e estalar dedos)

Ler João 8:47 a “Aquele que pertence a Deus ouve o que Deus diz .“

Deus fala conosco através da Bíblia Sagrada, é um guia onde nos ensina tudo sobre o que é certo ou errado e adoramos a Deus quando ouvimos e colocamos em prática o que lá está escrito, também quando seguimos as orientações e regras dadas por nossos pais,  responsáveis, professores da escola e da igreja. Quando nos dizem: Cuidado ao atravessar a rua, devemos obedecer e se ouvirmos uma buzina o som é de perigo. Ouvimos também elogios,  broncas e lindas músicas, mas cuidado, pois se ouvir músicas que contém palavras feias  não estará Adorando a Deus!


4 – Tato (Fig 8)
É o primeiro sentido que aprendemos a usar é importante para o desenvolvimento, é a maneira como a gente "pega" o mundo pelas sensações da pele, ajudando a controlar a temperatura do corpo, a proteger contra a invasão dos micróbios, através de outros órgãos que estão debaixo da pele. Na pele dos dedos está nossa impressão digital que nos torna únicos entre todos os seres vivos. Com as mãos e pés devemos adorar a Deus: Indo a igreja,ofertando nosso tempo, talento, doando aos mais necessitados, ajudando na igreja e lá se comportando direitinho sem fazer bagunça sem bater no amiguinho, sem bagunçar os banheiros, salas e espalhar brinquedos.

5 - Paladar (Fig. 9)
A boca é a ligação com o paladar, e através da língua vc sente diversos sabores e graças as pequeninas papilas gustativas que se encontram por toda a língua e garganta. Nós sentimos quatro gostos básicos: doce, salgado, azedo e amargo.Cada parte da sua língua é responsável por sentir um gosto.  O paladar está ligado ao olfato, por exemplo quando vc não quer tomar um remédio vc tampa o nariz. É importante cuidarmos de nossa alimentação física: comer leguems e verduras, frutas, evitar comer muitos doces. Devemos também cuidar do alimento espiritual, pois nossa Alma (Mente) e Espírito são alimentados pela Palavra de Deus, nos  comunicando com Ele  adorando através do nosso louvor, de todo coração, com alegria, do fundo da alma, não cantar só porque a regente está pedindo, e devemos tomar cuidado com o que falamos e fazer o possível para não sermos malcriados, não responder rudemente aos nossos pais, não praticarmos bullyng com palavras, não falarmos palavrões.
SALMOS [19:14] Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu!
CONCLUSÃO
Fig. 10 E agradecemos a todo esse beneficio adorando a Deus com todos os nossos sentidos, afinal nascemos única e exclusivamente para Louvor e Glória Dele!

BIBLIOGRAFIA
Biblia de recurso para o Ministério Infantil - APEC

Um comentário:

  1. Seu blog é encantador, estive a ver e ler algumas coisas, não li muito, porque espero voltar mais algumas vezes,mas deu para ver a sua dedicação e sempre a prendemos ao ler blogs como o seu. Se me der a honra de visitar e ler algumas coisas no Peregrino e servo ficarei radiante, pode deixar um comentário, e se desejar fazer parte de meus amigos virtuais, esteja à vontade, irei retribuir.Mas por favor não se sinta coagido, siga apenas se desejar. Abraço.
    António.

    ResponderExcluir