APASCENTANDO CORDEIROS

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS

Princípios Pedagógicos (Pedagogia=arte de educar crianças)

O conhecimento é essencial para a educação cristã, pois dá mais seguranças àqueles que ensinam. É importante que haja conhecimento profundo da Bíblia, porém, o mais importante é saber transmitir esse conhecimento. Sendo assim é preciso conhecer métodos, recursos alternativos, que faz com que a mensagem Bíblica seja ensinada com eficácia.
Deve-se ensinar com brilho, com estratégia, com criatividade, ou seja, combinar de forma diferente, é recriar, inventar coisas, misturar idéias, ser dinâmico.
Vamos estudar alguns tópicos que irá ajudar a evangelizar e discipular crianças com melhores resultados.

1-     Comunicação
Para a aprendizagem ter sucesso é necessário que a criança tenha determinado nível de desenvolvimento físico, intelectual, emocional e social. Antes de ensinar o professor evangelista tem que se certificar que a criança tem maturidade suficiente para entender o assunto.
Pergunte-se antes:
  • Vou despertar o interesse por este tema?
  • A técnica e o método usados serão eficazes?
  • O recurso é adequado e agradável?
  • O recurso é apropriado para o nível das crianças?

Para evitar erros procure analisar alguns aspectos antes de planejar, assim aplicando as atividades mais adequadas aos seus ouvintes:
Aspecto emocional (está ligado a necessidades orgânicas de alimento, ar, repouso, calor, frio); idade mental (cada criança tem seu próprio crescimento, elas aprendem em estágios); aspecto psicológico (um pouco de conhecimento ajuda a entender situações problemáticas de comportamento, temperamento e carências afetivas); ambiente social (é importante conhecer a família, pois, através dela a criança teve suas primeiras noções de direitos e deveres, de respeito e autoridade, e amor ao próximo e a Deus); relacionamento (se houver laços de amizade esse relacionamento abrirá as portas do coração da criança para a palavra de Deus); aspecto espiritual (é uma área complexa, o trabalho fica a cargo totalmente do Espírito Santo; será que as crianças estarão espiritualmente preparadas para ouvir? Como o agricultor prepara a terra, o professor evangelista tem que preparar o coração dos seus ouvintes para aprender sobre a Bíblia).
Resumindo, podemos dizer que o ensino só acontece quando há uma comunicação, quando o professor  evangelista  e as crianças estão preparados juntos para o processo do ensino.

2-     Objetivo: para que o ensino seja aplicado de maneira satisfatório é preciso estipular objetivos e os mesmo tem que ser alcançados. São eles que indicam o rumo, o ponto de chegada e determinado fim, em torno dos quais o obreiro deve aplicar todos os esforços. Se não há objetivo o ensinos Bíblicos são meros passatempos.


3-     Materiais de ensino: o grande problema na seara infantil é o excesso de aulas expositivas sem a participação das crianças e a escassez de recursos. Para facilitar o aprendizado 90% dos recursos a serem utilizados deve ser audiovisual, porem em muitos casos o emprego deles é inadequado. E outra parte do problema é o despreparo do obreiro e também pelas condições do ambiente, tornando um peso o ensino Bíblico.


4-     Criatividade:  Nas aulas, nos eventos, no lazer e no louvor. É um dom essencial para quem possui o ministério infantil, cheira a novidade, ela estava presente quando Deus deu beleza, colorido e esplendor à obra de suas mãos, quando Deus criou diversas espécies de pássaros, peixes, insetos e animais, a criatividade está presente em todos os traços da criação, Deus fez o homem a sua imagem e semelhança, sendo assim o homem possui dotes criativos que pode aplicar em todos os seus atos. Todos nós temos condições de criar alguma coisa. A criatividade é a luta pelo aperfeiçoamento, é à busca da melhoria

Comece
 Reaproveite
  Invente
   Adote a arte
    Trabalhe
     Inove
      Vença
       Inspire-se
        Dramatize
         Aumente os talentos
          Diversifique
           Enriqueça 

5 – Métodos  e técnicas : o ensino  Bíblico alcançará êxito quando for aplicado da forma adequada, o assunto deve ser comunicado com clareza, precisão e simplicidade. O uso de métodos e técnicas didáticas (arte e técnica do ensino e da instrução) irão facilitar e favorecer o ensino, tornando-o eficaz.
  • Tradicional (ensino de fatos isolados , sem ilustrações, como se a Bíblia fosse uma bula de remédio, apagado e cansativo, não ajuda a criança colocar em prático o que aprendeu, a criança escuta calada, memoriza algum texto Bíblico e volta pra casa cansada de ficar imóvel durante tanto tempo)
  • Renovado: Método aplicado mediante a compreensão de todos, as atividades levam em conta a experiência anterior da criança em relação ao ensino, tudo se processa de acordo com a faixa etária do grupo, antes de ensinar o professor procura construir uma situação-problema que justifique e motive o ensino; as situações simuladas com riqueza de detalhes, ilustradas, dramatizações, histórias visualizadas fornecem às crianças oportunidades de refletir, agir e praticar o que aprendeu.
  • De preleção
  • De discussão
  • De recitação
  • De simulação ou dramatizações
  • De jogos
  • De perguntas e respostas
  • De tarefas

6 – Disciplina: Ensinar nada mais é do que disciplinar. A igreja também é uma comunidade, e assim como na vida social, a desordem gera grandes confusões e aniquilamento de qualquer aprendizagem, é preciso haver uma direção por parte do líder, tem que haver ordem. A criança torna-se educada à medida que é disciplinada pelo adulto. O pais e familiares devem contribuir para a sua aplicação, pois forma uma criança de caráter, promove a formação equilibrada de uma criança saudável, viabiliza uma melhor coordenação entre as atividades orgânicas e mentais, prepara uma criança capaz de aperfeiçoar-se , favorece o surgimento de crianças conscientes, capazes de se integrarem à vida social sem problemas.
A aplicação da disciplina anda lado a lado com os seguintes requisitos: emprego adequado do tempo; preparação de métodos capazes de alcançar os objetivos do ensino; uso de recursos didáticos apropriados.

7 – Motivação e incentivo : para a criança aprender é preciso que haja motivação e incentivo, ninguém consegue ensinar nada a uma criança se ela não quiser, por isso há necessidade da variação  de métodos e procedimentos que despertem o interesse pelo assunto. O professor evangelista tem que estimular o florescimento dentro de cada aluno, e para isso deve ser uma pessoa espiritual, simpática, compreensiva que fale de forma clara e com entusiasmo pelo trabalho e pela palavra de Deus que ensina.
Fontes de incentivos: assunto do ensino;método;sorriso de aprovação;recursos audiovisuais;elogios para as crianças;dramatizações;poesia;música;jogos competitivos;sermão ilustrado;relato de um acontecimento; apresentação com bonecos e de uma fotografia;exibição de gravura ou filme;palestra com um especialista; uma entrevista; o próprio professor evangelista.
Interesses de acordo com a idade:
3 aos 6 anos: ouvir histórias, brincar com os amiguinhos, cantar, brincadeiras agitadas como correr, levantar e sentar, pular etc , pintar , desenhar
7 anos: correr, pular, desenhar, recortar, colar, gosta de outras crianças e de animais, dar sugestões de louvor, atividades e histórias.
8 anos: interessam-se por mímicas e dramatizações, leitura, pular, colecionar, receber cartas, adivinhações, aprender sobre tudo que passa a sua volta, conhecer sobre crianças de outros lugares.
9 anos: jogos em grupo, organizar programas, ouvir histórias de aventuras, ajudar, adivinhações, atividades úteis, trabalhar.
10 a 11 anos : atividades esportivas, trabalho intelectual, adquirir novos conhecimentos, atividades de concentração, trabalhos em grupos, assumir responsabilidades, dramatizar.

8 – Planejamento: é uma exigência que dia a dia se impõe a todas as atividades humanas. Todo empreendimento projetado pelo obreiro deve ser previamente planejado a fim de alcançar sua completa realização. O planejamento adequado é aquele que visa aproveitar as experiências vivenciadas pelas crianças.
Perguntas básicas: Que subsidio o igreja oferece? Mesmo sem condições, conseguirei realizar o trabalho sem murmurar? O que não deu certo nos trabalhos já realizados? Que vantagem o trabalho oferece se for realizado em equipe? Quais são as expectativas individuais e organizacionais das pessoas envolvidas?
Que técnicas deverei empregar? Qual a opinião dos pais, pastor e ministério da igreja? Qual a maior necessidade espiritual da criança? Em quantas etapas será dividido o trabalho?
Benefícios do planejamento: conduz o professor evangelista a um ensino mais seguro e frutífero; facilita o entendimento de necessidades, capacidades e interesses das crianças; possibilita o professor evangelista atualizar-se no que diz respeito  a métodos e técnicas didáticas; permite o professor evangelista selecionar, adquirir ou confeccionar o material necessário.



“ Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás. Reparte com sete e ainda até com oito, porque não sabes que mal haverá sobre a terra. Estando as nuvens cheias, derramam a chuva sobre a terra e, caindo a árvore para o sul ou para o norte, no lugar em que a árvore cair, ali ficará “ . Ec 11:1-3

Texto extraído do livro :
Evangelização e discipulado infantil
Autora Debora Ferreira da Costa
Editora CPAD

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