APASCENTANDO CORDEIROS

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Limites e figura de autoridade


Quando ouvimos educadores ou psicólogos falarem sobre regras e limites que devem serem transmitidos pelo pais aos seus filhos, nos parece uma tarefa fácil. Porém, porque será que na prática essas questões se tornam tarefas tão difíceis? Em princípio, temos que levar em conta uma questão: para que pais ou responsáveis pela criança possam transmitir limites, precisam inevitavelmente lidar com suas próprias questões e problemas relacionados a limites.

Um pai ou mãe que teve dificuldades em apreender os limites dados pelos seus pais, possivelmente, terá dificuldades em transmiti-los aos seus filhos. Por exemplo: como um pai poderá exigir do seu filho que esse não cometa excessos, se ele mesmo comete.

Por fim, é fundamental que os pais estejam constantemente revendo seus comportamentos, atitudes, valores e princípios, a fim de passar para os filhos o que seja adequado.

Os pais devem ter autoridade junto aos filhos e não apenas serem figuras punitivas e repressivas, ter autoridade é ser firme e passar educacionalmente para as crianças a firmeza dos seus valores. Essa é a maneira pela qual a criança vai lidar com seus limites e criar uma base para a introjeção das regras sociais na vida adulta.


Rose Araújo


(Artigo retirado site http://www.sbt.com.br/supernanny/artigos/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário