APASCENTANDO CORDEIROS

domingo, 19 de junho de 2011

PORQUE DIZER NÃO AS FESTAS JUNINAS E JULINAS????

“ Ensina a criança o caminho que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele” .   PV 22.06


- Mamãe, mamãe por favor, me deixar dançar na festa junina, a professora disse que vale nota, olha mamãe não vai me deixar em maus lençóis...

O que responder para uma criança ansiosa, eufórica, e que com certeza já até ensaiou a dança da quadrilha com seus amiguinhos na escola? 
Devo ou não devo deixá-la participar?
Há muitas dúvidas em nossas mentes como pais e educadores: o que fazer? Afinal ela é só uma criança! Fará algum mal?
As escolas colocam a festa como um meio das crianças se divertirem sem o uso da tecnologia, coloca como um meio de resgatar a cultura do nosso país.
E então,devemos deixar ou não?????
Para responder essa pergunta se devo ou não deixar a criança participar fui pesquisar o que é a festa Junina (Festa realizada em Junho) ou Julina (Festa realizada em Julho) e seus significados e depois fui à luz da Bíblia comparar os significados , e só então poderemos responder com absoluta certeza se devo ou não deixar a criança participar desta festa.

O que é Festa Junina?
Festas juninas, festa de São João ou festas dos santos populares são celebrações que acontecem em vários países historicamente relacionadas com a festa pagã do solstício de verão, que era celebrada no dia 25 de dezembro, segundo o calendário juliano (pré-gregoriano) e cristianizada na Idade Média como "festa de São João".

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Festa_junina

Festa Junina no Brasil
As festas juninas, são na sua essência multiculturais, embora o formato com que hoje as conhecemos tenha tido origem nas festas dos santos populares em Portugal: Festa de Santo Antônio, Festa de São João e a Festa de São Pedro e São Paulo principalmente. A música e os instrumentos usados, cavaquinho, sanfona, triângulo ou ferrinhos, reco-reco, etc, estão na base da música popular e folclórica portuguesa e foram trazidos para o Brasil pelos povoadores e imigrantes do país irmão. As roupas 'caipiras' ou 'saloias' são uma clara referência ao povo campestre, que povoou principalmente o nordeste do Brasil e muitíssimas semelhanças se podem encontrar no modo de vestir 'caipira' tanto no Brasil como em Portugal. Do mesmo modo, as decorações com que se enfeitam os arraiais tiveram o seu início em Portugal com as novidades que na época dos descobrimentos os portugueses levavam da Ásia, enfeites de papel, balões de ar quente e pólvora por exemplo. Embora os balões tenham sido proibidos em muitos lugares do Brasil, eles são usados na cidade do Porto em Portugal com muita abundância e o céu se enche com milhares deles durante toda a noite.
No Brasil, recebeu o nome de junina (chamada inicialmente de joanina, de São João), porque acontece no mês de junho. Além de Portugal, a tradição veio de outros países europeus cristianizados dos quais são oriundas as comunidades de imigrantes, chegados a partir de meados do século XIX. Ainda antes, porém, a festa já tinha sido trazida para o Brasil pelos portugueses e logo foi incorporada aos costumes das populações indígenas e afro-brasileiras.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Festa_junina

1- A Puxada do Mastro
Puxada do mastro é a cerimônia de levantamento do mastro de São João, com banda e foguetório. Além da bandeira de São João, o mastro pode ter as de Santo Antonio e São Pedro, muitas vezes com frutas, fitas de papel e flores penduradas. O ritual tem origem em cultos pagãos, comemorativos da fertilidade da terra, que eram realizados no solstício de verão, na Europa.

Acredita-se que se a bandeira vira para o lado da casa do anfitrião da festa no momento em que é içada, isto é sinal de boa sorte. O contrario indica desgraça. E caso aponte em direção a uma pessoa essa será abençoada.

2- As Fogueiras

Sobre as fogueiras há duas explicações para o seu uso. Os pagãos acreditavam que elas espantavam os maus espíritos. Já os católicos acreditavam que era sinal de bom presságio. Conta uma lenda católica que Isabel prima de Maria, na noite do nascimento de João Batista , ascendeu uma fogueira para avisar a novidade à prima Maria, mãe de Jesus. Por isso a tradição é acendê-las na hora da Ave Maria (às 18h).

Você sabia ainda que cada uma das três festas exija um arranjo, diferente de fogueira? Pois é, na de Santo Antonio, as lenhas são atreladas em formato quadrangular; na de São Pedro, são em formato triangular e na de São João possui formato arredondado semelhante à pirâmide.

3- Os Fogos de Artifício

Já os fogos dizem alguns, eram utilizados na celebração para “despertar” São João e chamá-lo para as comemorações de seu aniversário. Na verdade os cultos pirolátricos são de origem portuguesa. Antigamente em Portugal, acreditava-se que o estrondo de bombas e rojões tinha como finalidade espantar o diabo e seus demônios na noite de São João.

4- Os Balões

A sociedade “Amigos do Balão” nasceu em 1998 para defender a presença do ‘balão junino’ nessas festividades. O padre jesuíta Bartolomeu de Gusmão e o inventor Alberto Santos são figuras ilustres entre os brasileiros por soltarem balões por ocasião das festas juninas de suas épocas, portanto podemos dizer que eles foram os precursores dessa prática.

Hoje, como sabemos, as autoridades seculares recomendam os devotos a abster-se de soltar balões pelos incêndios que podem provocar ao caírem em urna floresta, refinaria de petróleo, casas ou fábricas. Essa brincadeira virou crime em 1965, segundo o artigo 26 do Código Florestal. Também está no artigo 28 da lei das Contravenções penais, de 1941. O infrator pode ir para a cadeia. Não obstante, essa prática vem resistindo às proibições das autoridades. Geralmente, os balões trazem inscrições de louvores aos santos de devoção dos fiéis, como por exemplo, “VIVA SÃO JOÃO!! !“, ou a outro santo qualquer comemorado nessas épocas.

Todos os cultos das festas juninas estão relacionados com a sorte. Por isso os devotos acreditam que ao soltar balão e ele subir sem nenhum problema, os desejos serão atendidos, caso contrário (se o balão não alcançar as alturas) é um sinal de azar.

Fonte: http://www.cacp.org.br/midia/artigo.aspx?lng=PT-BR&article=1088&menu=16&submenu=3

PORQUE DIZER NÃO AS FESTAS JUNINAS E JULINAS!!!


A Bíblia nos diz em :

I Coríntios 10:14, 20-22, 28
14 Portanto, meus amados, fugi da idolatria.
20 Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios.
21 Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.
22 Ou irritaremos o Senhor? Somos nós mais fortes do que ele?
28 Mas, se alguém vos disser: Isto foi sacrificado aos ídolos, não comais, por causa daquele que vos advertiu e por causa da consciência; porque a terra é do Senhor, e toda a sua plenitude.

Toda a comida oferecida, todas as guloseimas são OFERENDAS AOS SANTOS!

Então agora podemos responder com toda certeza: NÃO DEVEMOS PARTICIPAR E NEM INCENTIVAR NOSSAS CRIANÇAS A PARTICIPAREM...

E o que dizer aos pequeninos?

           Tem coisas que as pessoas ou crianças fazem para nós
que nos deixam com muita tristeza. E é o que acontece com nosso Deus , o Papai do céu: todos que receberam a Jesus como Salvador, passa a fazer parte
da família de Deus, e se torna filho de Deus, e há coisas que faz com que  Ele fique triste como por exemplo: falar palavrão, desobedecer ao papai e a mamãe, adorar a outros  deuses (Êxodo 20:4-5).
                Então se participamos destas festas Junina ou Julina que é uma Festa em homenagem a outros deuses, eu vou estar
 adorando outros deuses, como diz na Biblía.E isso vai deixar o que mesmo? O Papai do céu muito triste nos separando Dele.
Então não vale a pena homenagear, adorar a deuses que não falam, que não ouvem nossas orações, deuses que não podem fazer nada por nós.
E não vamos querer deixar triste o
Verdadeiro Deus que ouve nossas orações,
que nos guarda, que está preparando um lugar
 para morarmos junto com Ele lá no céu lindo de ouro,
onde ninguem chora, ninguem sente fome não é mesmo!

E podemos fazer em nossa igreja festas no mesmo mês, com os alimentos da época, dar uma lição específica "o porque" não vamos a tais festas, e todos sairam satisfeitos, alimentados e Adorando verdadeiramente ao Deus dos deuses e Senhor dos senhores!Que o Senhor Jesus nos abençoe e nos dê Sabedoria para mostrar aos nossos pequeninos a diferença entre luz e trevas, e sempre guiá-los nos caminhos do Senhor Jesus até aquele grande dia em que o veremos face a face...

Nenhum comentário:

Postar um comentário