APASCENTANDO CORDEIROS

quinta-feira, 14 de julho de 2011

JOSIAS - PRIMÁRIOS E JUNIORES(ENSINO FUNDAMENTAL)

O REI JOSIAS CONDUZ SEU POVO DE VOLTA A DEUS
(CELEBRE AMIZADE COM DEUS)

TEXTO: II Reis 22:1-23,4,21-25

OBJETIVO:  *Criança Salva  venha manter sua comunhão e amizade com Deus através da Confissão de seus pecados.
                      *Criança não Salva venha crer em Jesus como seu Salvador

ENSINO PRINCIPAL: Você desfrutará da verdadeira amizade de Deus quando confessar seu pecado

INTRODUÇÃO

Quem tem animais de estimação? Ele é seu melhor amigo?
Ou na escola você tem um melhor amigo? É seu vizinho? É muito bom ter amigos!

Andamento dos Acontecimentos

Na cidade de Jerusalém algo muito triste tinha acontecido: o Rei Amom, tinha morrido. Ele era um rei muito mau e só causava problemas. Tinha levado o povo de Deus a adorar outros deuses, idolatrando estátuas de madeira e pedra, em vez de adorar ao verdadeiro Deus!
E agora, quem iria reinar? Não demorou muito e Josias o filho do rei com apenas 8 anos foi coroado no lugar do seu pai. Imaginem só! Ele era apenas uma criança! E nem sabia como era ser um rei.
Mas havia muitas pessoas para ajudá-lo, principalmente sua mãe. Pórem o mais importante era que ele tinha Deus ao seu lado. Josias iria fazer o que era certo aos olhos de Deus. Ele amava a Deus e Deus o amava.

Frase de ligação: E Deus ama você também!

PLANO DA SALVAÇÃO

DEUS :  o Criador,  Amor Incondicional , Versículo  , Santo(Perfeito), Céu LER João 3.16
PECADO: Definição, Exemplo, Natureza Pecaminosa, Castigo
JESUS: Perfeito, ...nosso Lugar, Derramou... , Morreu,foi sepultado,Vivo

Frase de ligação: Deus amava Josias.

E Josias queria obedecer e fazer o que era certo. Na sua adolescência ele começou a buscar a Deus! E ele foi crescendo, crescendo e quando ele ficou mais velho, com mais ou menos 26 anos, ele queria saber mais sobre as leis de Deus. Só que naquela época as pessoas costumavam  ir aos Templos para aprender sobre as leis de Deus, e o templo estava destruído, havia ídolos, que são pequenas estátuas espalhada por todo lugar. E as pessoas adoravam essas estátuas.
E Josias sabia que era errado adorar estátuas em vez de adorar a Deus, por isso ele queria que o templo fosse reconstruído. O dinheiro já havia sido coletado. Josias enviou o servo Safã até Hilquias, o Sacerdote para recolher o dinheiro e acompanhar a construção. E no meio das obras Hilquias encontrou algo:Venham , venham ver , disse Hilquias, eu achei um rolo (Fazer um pergaminho com os 10 mandamentos).
O que vocês acham que estava escrito neste rolo?? (Espere respostas)
O coração de Hilquias começou a bater mais forte, mais rápido!
Venha Safã, chamou Hilquias, pegue o rolo. E Safa levou o rolo até o Rei Josias.
E quando começou a ler para o rei eles viram que no rolo estava escrito as leis que Deus deixou para obedecermos. Era as próprias palavras de Deus para o Seu povo!.
E quando o rei Josias  ouviu tudo que estava no rolo,ficou muito triste, chorou, chorou e até rasgou as suas vestes. Ele sabia que as pessoas tinha pecado contra Deus.

Frase de ligação: E talvez você também possa ter pecado contra Deus.

APLICAÇÃO CRIANÇA SALVA
Se você já crê no Senhor Jesus, saiba que quando pecamos nossa amizade com Deus pode ser quebrada, para que isso não aconteça você precisa fazer 3 coisas:1º  Confessar seus pecados , o que é confessar é dar nome... LER I JOÃO 1.9 (e você precisa acertar também as coisa com a pessoa contra quem você pecou, por exemplo, se pegou dinheiro que não deveria, ore , confesse, e depois conte pra sua mãe ou de quem você pegou, Deus vai te perdoar, mas a conseqüência virá– 2º Agradeça  , pelo seu pecado ser apagado através do sacrifício de Jesus , pelo seu coração ficar limpo, por você não estar separado de Deus(Tudo) – 3º peça , em oração que Deus lhe ajude a obedecer sempre!

Frase de ligação: Deus quer ser seu melhor amigo!

Josias queria que Deus dissesse o que fazer! Então Josias enviou seus servos até Hulda, uma profetiza, que transmitia as mensagens de Deus para as pessoas.
Josias sabia que somente as palavras de Deus tem o poder de fazer as pessoas se arrependerem de seus pecados e voltar para o caminho certo.
E Hulda transmitiu a mensagem ao rei Josias. Diante da mensagem da profetiza,e em frente às pessoas o rei Josias prometeu: Senhor Deus, eu prometo seguir e obedecer seus mandamentos!!!
CLIMAX

Ao ouvirem a palavra de Deus, todos, todos se arrependeram e prometeram guardar e obedecer os mandamentos de Deus !

CONCLUSÃO

O rei Josias destruiu as imagens. Agora as pessoas podiam adorar ao verdadeiro Deus. Todos queriam que Deus fosse o melhor amigo delas...

APELO

Você que ainda não recebeu a Jesus em seu coração, esse é o momento, para que ele esteja sempre com você e seja seu melhor amigo.
Na Bíblia está escrito Atos 16.31 Crê no Senhor Jesus e será salvo.
Se você Reconhecer, Acreditar, Escolher
Abaixe a cabeça , feche os olhos... Convite

Nenhum comentário:

Postar um comentário