sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

CAPELANIA HOSPITALAR INFANTIL

                 " E tomando-as
nos braços e
impondo-lhes as mãos
 as abençoou... Marcos 10.16"





OBJETIVO
  • Juntamente com a equipe multiprofissional do hospital ,
 no período de reestabelecimento da criança, tira-la do foco psicotraumático que o ambiente hospitalar lhe proporciona, ajudando a voltar ao âmbito familiar

  • Minimizar o sofrimento da criança hospitalizada oferecendo
 conforto espiritual, físico e psicológico
  • Anunciar as Boas Novas de Salvação, apresentando Jesus Cristo as crianças , mostrando o amor que "Ele" tem com as mesmas
MÉTODOS

  • Livro sem Palavras (Apec)
  • Histórias Bíblicas
  • Fantoches
  • Dedoches
  • Teatro
  • Material Evangelistico
CAPELANIA EM SI

Na maioria dos hospitais há os chamados "ASSISTENTES RELIGIOSOS", que tem por objetivo levar uma mensagem de paz aos pacientes e todos os outros objetivos citados acima. No ano de 2004, enviamos um projeto para o Hospital HGT(Taipas), onde na Internação Pediátrica o trabalho seria diferenciado dos adultos, sendo focado na criança, e pra Glória de Deus, foi aceito!
Nosso trabalho é as segundas-feiras, das 14:00 às 15:00 hs. Nesse período, falamos do plano da Salvação com métodos adequados para cada faixa etária, dividindo a equipe, assim fazemos um melhor aproveitamento do tempo, que é de apenas 60 minutos.
Cada hospital tem suas normas e orientações, onde seguimos a risca, para não acontecer de desrespeitarmos alguma regra e sermos impedidos de continuar a fazer o trabalho. 
Há inúmeras maneiras de prestar assistência religiosa, desde que seja adequado para a faixa etária, para o ambiente, assim aproveitamos de maneira sábia cada minutos, pois varia de 5 a 8 minutos cada visita, depende muito do número de pacientes internados no momento. Tudo isso já vejo na entrada , dou uma rápida passada do lado de fora dos quartos e então  divido a equipe.

COMO FALAR DO PLANO DA SALVAÇÃO

Essas crianças também tem o privilégio de ouvir a cerca do plano da salvação, que é lhes assegurar  o direito de pertencerem ao Reino de Deus, quando recebem a Jesus como seu Salvador.
As vezes perguntamos até para o adulto mesmo, se querem receber a Jesus como seu Salvador, mas não explicamos porque eles precisam receber a Jesus.
Há três pontos importantes que devemos passar quando conversamos a respeito do plano da Salvação:
  1. Necessidade - todos pecamos e por isso não podemos ir morar no Céu lindo com Deus
  2. Caminho - Deus nos ama e por isso enviou seu filho perfeito Jesus, que derramou o sangue na Cruz para que os nossos pecados fossem perdoados
  3. Decisão - se escolher receber a Cristo,  seus pecados são limpos e você passa a fazer parte da família de Deus
Para a criança que está na Idade da Consciência (sabe distinguir o certo do errado, não há idade específica, mas nós sabemos através dos atos, da sua compreensão que elas tem do certo e errado), podemos  falar sobre o plano da salvação, quando ela tiver idade e reconhecer que é pecadora.O método mais eficiente, é o livro sem palavras (Apec), vendido em várias livrarias, e também podemos confeccioná-los de várias maneiras.
Para as Crianças do Maternal e Pré-Escolar, levamos uma Bíblia ilustrada, ou outro material que tenha figuras coloridas e grandes, que contenham histórias da Bíblia de maneira reduzida e de fácil compreensão, que prendem a atenção da criança, assim elas tem contato com as verdade da salvação desde bem pequenas.
Há literatura infantil , folhetos evangelisticos, na livraia http://apec.net.br/ , na Rua Conde de Sarzedas - SP; e também  http://www.cpad.com.br;nas/ , há material em abundância.
Espero ter ajudado, e que o Senhor Jesus a cada dia envie mais ceifeiros para essa seara...






2 comentários:

  1. Lindo seu blog irmã Alessandra, esto feliz em conhecê-la com esse coração voltado e dedicado a esse ministério tão lindo. Trabalhei muitos anos com crianças e hj ministro apenas para os meus meninos, que é uma grande missão.
    Quando puder me visite, meu blog é http://andressavalladares.blogspot.com/

    Bjinhos, fique na paz.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Andressa, meu blog está no início mas vou postando cade vez mais ajudas para este ministério abençoado.
    Abraços...

    ResponderExcluir