APASCENTANDO CORDEIROS

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

CAPELANIA HOSPITALAR INFANTIL

                 " E tomando-as
nos braços e
impondo-lhes as mãos
 as abençoou... Marcos 10.16"





OBJETIVO
  • Juntamente com a equipe multiprofissional do hospital ,
 no período de reestabelecimento da criança, tira-la do foco psicotraumático que o ambiente hospitalar lhe proporciona, ajudando a voltar ao âmbito familiar

  • Minimizar o sofrimento da criança hospitalizada oferecendo
 conforto espiritual, físico e psicológico
  • Anunciar as Boas Novas de Salvação, apresentando Jesus Cristo as crianças , mostrando o amor que "Ele" tem com as mesmas
MÉTODOS

  • Livro sem Palavras (Apec)
  • Histórias Bíblicas
  • Fantoches
  • Dedoches
  • Teatro
  • Material Evangelistico
CAPELANIA EM SI

Na maioria dos hospitais há os chamados "ASSISTENTES RELIGIOSOS", que tem por objetivo levar uma mensagem de paz aos pacientes e todos os outros objetivos citados acima. No ano de 2004, enviamos um projeto para o Hospital HGT(Taipas), onde na Internação Pediátrica o trabalho seria diferenciado dos adultos, sendo focado na criança, e pra Glória de Deus, foi aceito!
Nosso trabalho é as segundas-feiras, das 14:00 às 15:00 hs. Nesse período, falamos do plano da Salvação com métodos adequados para cada faixa etária, dividindo a equipe, assim fazemos um melhor aproveitamento do tempo, que é de apenas 60 minutos.
Cada hospital tem suas normas e orientações, onde seguimos a risca, para não acontecer de desrespeitarmos alguma regra e sermos impedidos de continuar a fazer o trabalho. 
Há inúmeras maneiras de prestar assistência religiosa, desde que seja adequado para a faixa etária, para o ambiente, assim aproveitamos de maneira sábia cada minutos, pois varia de 5 a 8 minutos cada visita, depende muito do número de pacientes internados no momento. Tudo isso já vejo na entrada , dou uma rápida passada do lado de fora dos quartos e então  divido a equipe.

COMO FALAR DO PLANO DA SALVAÇÃO

Essas crianças também tem o privilégio de ouvir a cerca do plano da salvação, que é lhes assegurar  o direito de pertencerem ao Reino de Deus, quando recebem a Jesus como seu Salvador.
As vezes perguntamos até para o adulto mesmo, se querem receber a Jesus como seu Salvador, mas não explicamos porque eles precisam receber a Jesus.
Há três pontos importantes que devemos passar quando conversamos a respeito do plano da Salvação:
  1. Necessidade - todos pecamos e por isso não podemos ir morar no Céu lindo com Deus
  2. Caminho - Deus nos ama e por isso enviou seu filho perfeito Jesus, que derramou o sangue na Cruz para que os nossos pecados fossem perdoados
  3. Decisão - se escolher receber a Cristo,  seus pecados são limpos e você passa a fazer parte da família de Deus
Para a criança que está na Idade da Consciência (sabe distinguir o certo do errado, não há idade específica, mas nós sabemos através dos atos, da sua compreensão que elas tem do certo e errado), podemos  falar sobre o plano da salvação, quando ela tiver idade e reconhecer que é pecadora.O método mais eficiente, é o livro sem palavras (Apec), vendido em várias livrarias, e também podemos confeccioná-los de várias maneiras.
Para as Crianças do Maternal e Pré-Escolar, levamos uma Bíblia ilustrada, ou outro material que tenha figuras coloridas e grandes, que contenham histórias da Bíblia de maneira reduzida e de fácil compreensão, que prendem a atenção da criança, assim elas tem contato com as verdade da salvação desde bem pequenas.
Há literatura infantil , folhetos evangelisticos, na livraia http://apec.net.br/ , na Rua Conde de Sarzedas - SP; e também  http://www.cpad.com.br;nas/ , há material em abundância.
Espero ter ajudado, e que o Senhor Jesus a cada dia envie mais ceifeiros para essa seara...






4 comentários:

  1. Lindo seu blog irmã Alessandra, esto feliz em conhecê-la com esse coração voltado e dedicado a esse ministério tão lindo. Trabalhei muitos anos com crianças e hj ministro apenas para os meus meninos, que é uma grande missão.
    Quando puder me visite, meu blog é http://andressavalladares.blogspot.com/

    Bjinhos, fique na paz.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Andressa, meu blog está no início mas vou postando cade vez mais ajudas para este ministério abençoado.
    Abraços...

    ResponderExcluir
  3. Minha esposa tem enterce de fazer esse curso

    ResponderExcluir