APASCENTANDO CORDEIROS

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

EBF - O QUE É? COMO REALIZAR?

É uma estratégia missionária urbana , onde as crianças são alcançadas com o evangelho da salvação durante o período das férias escolares. È comum cometermos o erro de confundir EBF com Congresso Infantil. São duas coisas totalmente diferentes. A EBF é voltada exclusivamente a alcançar crianças não salvas assim funcionando como agente incentivador da EBD.  A duração é de uma semana , e a reunião é de 2 horas e meia . Dependendo da disponibilidade da coordenação , lugar , horários, vai se adaptando o número de dias, o horário, na parte da manha, à tarde, 1 dia inteiro com almoço, e assim por diante.
O programa de EBF deve conter:

  • Tema
  • História Bíblica
  • História missionária
  • Atrações especais
  • Fantoches
  • Trabalhos manuais
  • lanche
  • gincanas

Ou seja, tudo que venha atrair as crianças para aprenderem sobre a Palavra de Deus.

O planejamento é primordial para uma EBF bem realizada e muitos frutos alcançados. Deve ser levado em consideração neste planejamento

  • Objetivo

Através da oração e busca da direção de Deus, devo definir qual o meu objetivo. Em todos os lugares há crianças que ainda não ouvirão falar de Jesus. Então devo verificar os lugares onde as crianças não foram alcançadas, as crianças da minha região, da região próxima à igreja. Qual o número de crianças que espero alcançar...

  • Duração

A EBF pode ser realizada em qualquer período, porem nas férias é o mais adequado, assim a duração, horários ficam bem flexíveis, claro depende da disponibilidade da coordenação, como já dissemos no início. Deve ser fixada a data, dias da semana, horários. Etc..

  • Tema

É escolhido de acordo com as necessidades das crianças que serão alcançadas. Há inúmeras opções. Kits prontos (Apec), CPAD, ou vocês mesmo pode montar sua EBF: Exemplos:
Tema : Jesus , o nome maravilhoso – História Bíblica: O nascimento de Jesus (Lc 2.1-38)
Tema: Jesus, o pão da vida – História Bíblica: a multiplicação de pães e peixes (Jô 6.1-15)

Tema: Jesus, a ressurreição e vida – História Bíblica: ressurreição de Lazaro (JO 11.1-44)

Deus nos deu muita criatividade, lembrando :

“Criatividade é 5% inspiração e 95% transpiração”

Dentro do tema escolhido deve ser também providenciado a História Missionária, os cânticos, o versículo a ser memorizado. Sempre fazer o mais próximo possível do tema, assim será mais fácil o entendimento do assunto escolhido para as crianças.


  • Divulgação

É importante que seja confeccionado cartazes, faixas, divulgando o trabalho. Também é importante que convide pessoalmente as crianças , dando convites individuais já com ficha de inscrição, isto facilitará a recepção.

  • Programação

O objetivo deste trabalho é apresentar de maneira clara o evangelho da salvação, por isso deve ser dada ênfase a História Bíblica Evangelística, e as demais partes do programa devem girar em torno da lição como os cânticos, o versículo que será memorizado, as brincadeiras, a oração à recapitulação, e também a  história Missionária.


  • Confecções de materiais e compras

A Comunicação Visual é muito importante no preparo dos visuais da história Bíblica, História Missionária, cânticos, versículos, pois um material bem confeccionado prende a atenção das crianças, não deixando espaço para indisciplina, mau comportamento, barulhos desnecessários...
Deve preparar literatura para as crianças que receberem a Cristo; prêmios para as gincanas, os que levarem mais visitas, vencedores de concursos; material para ornamentação; material para confecção as coroas que vai na cabeça dos pequenos ou crachás; material para confecção dos trabalhos manuais; material para o convite; lembranças para os ajudantes ;material de limpeza. Alimentos para preparar o lanche. E outros materiais que atenderam a necessidade de cada programação.

  • Equipe

Coordenador / Professores / Auxiliares / Supervisores /Secretário / Responsáveis pelo lanche / Responsáveis pela limpeza / Responsáveis pela recepção / Responsáveis pela divulgação e evangelismo / Responsáveis pela ordem do local

Nas EBF’s que venho realizando envolve-se mais ou menos 25 pessoas


  • Local

Igreja ou outro lugar cedido, se não for na igreja, orientamos o encerramento na mesma para que essas crianças tenham uma referência de lugar.

  • Encerramento

As crianças poderão lembrar da história, dos cânticos e versículos. É uma oportunidade excelente para divulgar a Escola Bíblica Dominical, se possível entregue convites para que elas possam participar. É interessante a entrega de um certificado.









Nenhum comentário:

Postar um comentário