APASCENTANDO CORDEIROS

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

COMO PREPARAR A LIÇÃO BÍBLICA- ACOMPANHA ESBOÇO DE LIÇÃO COMO EXEMPLO

Cuidar da vida espiritual dos nossos pequenos é muita  responsabilidade ,  temos que ministrar com a linguagem adequada e temos também que saber o que está sendo ministrado. É importante o preparo da lição pois assim irá transmitir os ensinamentos com mais confiança, vai evitar desperdício de tempo, haverá mais disciplina no local. É importante para que não misture conceitos e vários assuntos na mesma lição, as crianças  não entendem se eu der uma salada de fruta, eles não reconhecem o sabor de cada fruta , por isso eles precisam comer fruta 1 a 1 para que aprendem o sabor individual, primeiro a maça, depois a banana e assim por diante.
O texto deve ser adaptado para cada faixa etária e os Visuais também. As aplicações pessoais devem ser feitas de acôrdo com a necessidade de suas crianças e ocasiões também.
Segue um esboço de como preparar a lição, já com o exemplo:

LIÇÃO : A RESSUREIÇÃO DE LÁZARO

Texto : João 11:1 ao 46

Antes de Tudo prepare o Seu coração:


  • Ore pedindo orientação ao Espírito Santo
  • Ore por seus alunos
  • Dependa totalmente de Deus


Orientações:

1-Leia 1º Vez: Descubra personagens - Jesus, Marta, Maria e Lázaro (Leia)

2-Leia 2º Vez: Descubra lugares - Betânia, uma Vila que fica ao pé do Monte das Oliveiras, ao leste,cerca de 3km de Jerusalém (Observe)

3-Leia 3º Vez: Descubra Tempo - Novo Testamento, D.C. (Compreenda)

4-Leia 4º Vez: Descubra fatos importantes - Nesta ocasião Lázaro tinha 30 anos , e viveu mais 30 anos após sua ressurreição - (Aplique)

5-Defina o OBJETIVO: é o que eu espero da criança quando ela sair do local onde foi ensinada a lição bíblica:  *Criança Salva saiba que Cristo é a Vida Eterna, através Dele não ficaremos separados de Deus por toda a eternidade
           *Criança não Salva venha receber a Cristo , o Dom da Vida Eterna

6-Defina o Ensino principal: é o enfoque da lição, é a verdade bíblica que será expressada em uma frase curta, onde será incluída na lição para que a criança venha fixar - Devemos confiar em Deus, não importa o que aconteça!

7 -Introdução - é o inicio da história onde iremos captar a atenção da criança, pode ser, o inicío da história em si, uma pequena história objetiva, uma ilustração, um diálogo, um objeto, uma experiência pessoa...etc...

Alguma vez seu amigo, muito especial já ficou doente? Como você se sentiu? Ele estava com catapora? Gripe forte?
Às vezes as pessoas que gostamos, não só amigos mais parentes muito próximo  podem ficar doente e passar muito tempo de cama.

 8- Andamento dos Acontecimentos, é o corpo da história é a lista de fatos tirados da bíblia em ordem da sequência dos fatos - No lugar mais adequado iremos introduzir o plano da salvação (resumido de as crianças já forem salvas, ou detalhada se for lição para evangelismo) e também aplicação pessoal ( é a ponte que iremos fazer entre a história e vida real da criança, é onde iremos trazer para a vida da criança os ensinamentos de maneira que ela venha identificar na vida dela, o problema e a solução)

ANDAMENTO

V. 1 e 2 - Na cidade de Betânia, que fica a 3k de Jerusalém , havia três irmãos: Maria , Marta e Lázaro. Naquela casa sempre estavam alegres, mas naquele dia a tristeza tinha tomado conta do lugar. Lázaro, o irmão querido estava doente. E suas irmãs Maria e Marta tinham feito de tudo, mas ele não melhorava. A cada dia estava pior, e suas irmãs estavam com medo de morrer e elas não poderem fazer nada para impedir...


Ligação: Você às vezes pensa na morte? É triste não é mesmo...

PECADO

Não Bíblia Sagrada que é a palavra de Deus, diz que nós morremos por causa do pecado “ LER RM 5.12 “ Adão e Eva desobedeceram e por isso nos já nascemos com vontade de pecar, nascemos com vontade de fazer coisas erradas.... Eu e você nascemos pecadores. E o que é pecado? Definição ...Exemplos... Castigo...

Ligação:O morte é o resultado do pecado e é muito triste quando perdemos alguém.

V. 3 - Marta e Maria estavam preocupadas , mas elas conheciam alguém que podia ajudá-lo: era o Senhor Jesus. E então Marta e Maria enviaram um recado para Ele: Senhor, seu amigo querido Lázaro está muito doente . Com certeza elas devem ter enviado esse recado por um servo e recomendaram a ele: olha vá bem depressa...

V. 4 – O servo se apressou para encontrar Jesus e entregou o recado: Seu amigo Lázaro estava muito doente.... Mas esta mensagem não o pegou de surpresa. Jesus é Deus. Ele já sabia que Lázaro estava doente. Ele sabe tudo sobre eu e você. Então Ele disse: Essa doença não acabará em morte, em vez disso Jesus seria Glorificado e Deus usaria Lázaro para mostrar as pessoas que Jesus é o Filho de Deus para que cressem NELE.

Ligação: E você crê que Jesus é o filho de Deus?

DEUS

Deus é o Criador... Amor  LER Jeremias 31.3, Santo...Perfeito...Céu

Ligação: Jesus é o filho perfeito de Deus.

V 5, 6 e 7 - E embora Ele amasse aquela família Ele ainda ficou onde estava por 2 dias e então disse aos seus discípulos: Vamos para a Judéia.

V 8,9 e 10 – Senhor, exclamaram seus discípulos, há apenas alguns dias atrás os líderes Judaicos queriam te matar e como o Senhor quer voltar pra lá?
Jesus respondeu que aquela era à hora certa deles voltarem para lá.

V 11,12 e 13  – Depois Ele disse: Lázaro adormeceu e eu vou acordá-lo. E todos pensaram então que Lázaro estava tendo uma ótima noite de sono e não precisa mais de Jesus voltar até Betânia. Mas Jesus sabia que Lázaro já estava morto.

V 14,15 e 16 – E disse claramente aos seus discípulos: Olha, Lázaro morreu, mas eu estou feliz por não estar lá, para que vocês creiam que Eu sou o Filho de Deus, vamos até lá.

V 17, 18 – Jesus e seus discípulos começaram uma longa caminhada de volta a terra da Judéia. E Quando chegaram perto do povoado de Betânia souberam que Lázaro já estava morto há 4 dias....

V 19,20, 21 e 22– Durante este período de tristeza muitos amigos foram à Casa de Maria e Marta para levar consolo. E Enquanto elas estavam em casa, alguém foi e disse para Marta que Jesus estava chegando, e ela foi ao seu encontro... E quando o encontrou disse:  Se o Senhor estivesse aqui meu irmão não teria morrido. Porem sei que Deus fará meu irmão voltar a vida se tão somente pedir a Ele.

V 23,24 -  Jesus disse: o seu irmão voltará a viver.Sim, disse Marta , quando todo o mundo voltar no dia da ressurreição. Ela sabia que um dia ela encontraria seu irmão lá no céu. Seria um dia lindo, mas enquanto isso não acontecesse ela sentiria saudade.

V 25 e 26 – Enquanto Marta olhava para Jesus LER na Bíblia “ João 11.25 e 26 Ele lhe disse: Sou Eu quem quem levanta os mortos e dá a eles uma nova vida. Todo aquele que crê em mim, mesmo que morra como qualquer outro, viverá novamente. Porque tem a vida eterna por crer em mim, e nunca morrerá. Você crê nisto Marta?

V 27– Sim Senhor eu creio que Tu És o Filho de Deus que devia vir ao mundo.

Ligação: Marta tinha razão: Jesus é Deus Filho

JESUS

Perfeito... Tomou o nosso lugar...Morreu, foi sepultado, está vivo LER I Coríntios 15:3 e 4

Ligação: Jesus é o perfeito filho de Deus. Marta tinha razão!

 V 28 , 29, 30 ,31– Então Marta voltou depressa até sua casa. E disse para Maria sussurrando : Jesus chegou e está te chamando. E Maria ouvindo isso saiu correndo ao encontro do Senhor Jesus , pois Ele estava fora da aldeia, lá onde Ele se encontrou com Marta. E os amigos judeus a vendo deixar a casa, foram atrás dela , achando que ela iria até onde Lázaro estava sepultado.

 V 32, 33 -  E ao chegar perto de Jesus ela se jogou nos seus pés chorando e disse: Ah meu Senhor, se estivesse aqui , meu irmão não teria morrido. E os amigos de Maria choravam junto com ela. E Jesus vendo aquela cena, ficou muito triste também , porque Ele os amava.

V 34 e 35 – Onde vocês colocaram o corpo de Lázaro, perguntou Jesus? Então eles levaram Jesus até a sepultura. E enquanto ia , Jesus chorou. Porque Jesus chorou?? Talvez Ele tenha chorado ao ver o que o pecado havia feito ao trazer tristeza e morte, não só para Lázaro, mas para o mundo inteiro... E as pessoas o vendo chorar , diziam umas para as outras, olha como Ele realmente amava Lázaro.

V 37 e 38 – Eles levaram Jesus até o túmulo, que era uma caverna , um buraco na rocha. E uma grande pedra fora colocada na para fechar o túmulo. E as pessoas esperavam em silêncio para ver o que Jesus ia fazer .

V 39 e 40 -  E Jesus ordenou: Rolem a pedra  para o lado. Porem Marta , a irmã de Lázaro, disse: Mas Senhor, o mau cheiro está terrível, porque ele está morto já há 4 dias. Eu não prometi que se você cresse em mim, veria a Glória de Deus? Disse Jesus

V 41, 42 e 43 – Rolaram a pedra para um lado e Jesus levantou os olhos ao Céu e disse: Pai, obrigado por me ouvir, Eu sei o Senhor sempre me ouve. Mas digo isto por causa destas pessoas , para que possam crer que o Senhor me enviou.  E gritou bem alto: LÁZARO SAI PARA FORA!

Ligação : As pessoas ficaram olhando em silêncio para ver o que aconteceria

9- Clímax - ponto do história onde a solução do problema/Dilema é claro, é o momento mais esperado onde tudo é resolvido.




CLÍMAX

 De repente, Lázaro saiu da caverna. Jesus lhe dera  vida!

10- Conclusão -  De maneira rápida é onde a lição é finalizada ,pois a atenção da criança já diminuiu.

CONCLUSÃO

As pessoas recuaram surpresas  pelo acontecido. Com medo daquela cena estranha, mal podiam acreditar no que viam. Lázaro estava ali vivo para provar que Jesus tinha poder até sobre a morte.  Seu corpo estava envolvido em faixa da cabeça aos pés . Outro pedaço estava preso em seu rosto. E disse Jesus: Tirem as faixas dele e deixem que vá embora.
Maria e Marta ficaram felizes ao ver Lázaro vivo! Ele podia andar!
E muitas pessoas creram em Jesus, creram que Ele era o Salvador prometido, Ma infelizmente outra pessoas que estavam ali, foram contar para os inimigos de Jesus . E Estes quiseram matá-lo E recusaram a crer Nele como filho de Deus.

11 - Desafio/Aplicação para Criança Salva : O desafio é uma tarefa dada a criança salva para a semana, ou Mês, ou ano, você estipula o tempo e o que fazer, onde ela colocará em prática o ensino principal.

APLICAÇÃO CRIANÇA SALVA

E você que já crê no Senhor Jesus como seu salvador, saiba que Deus te ama e tem um plano para sua vida. Mesmo quando as coisas vão de mal a pior, confie ... CRIANÇA SALVA ACHAR E LER SALMO 27.14. Espere no Senhor, Seja forte, Coragem, espere no Senhor !

DESAFIO CRIANÇA SALVA


Nesta semana você quando perceber que as coisas vão mal, você vai orar e confiar no Senhor Jesus, e vai escrever um diário, de como foi a solução do problema ou qual foi a resposta para sua oração: Sim , Não, Espere



12- Convite para Criança não salva , recapitule em poucas palavras o plano da salvação , pois muitas vezes perguntamos se a criança quer receber a Jesus, mas precisamos mostrar o porque delas precisarem de Jesus.
CONVITE

Hoje em dia muitas crianças e pessoas não crêem que Jesus é o Filho de Deus, mas você terá a oportunidade de crer Nele.
Em João 1.12 esta escrito... 
RECONHECER - você reconhece que é pecador? Que faz coisas erradas?
ACREDITAR -  Você acredita que o sangue de Jesus te limpa de todo pecado?
ESCOLHER - Você quer receber o Senhor Jesus?

Peça para a criança fechar os olhos e abaixar  a cabeça.

Se sim, vou orar por você...

                                                         BIBLIOGRAFIA


Biblía de Recursos para Ministério com Crianças - Apec e Hagnos

Curso introdutivo para Professores Evangelistas de Crianças - Apec

3 comentários:

  1. Muito legal. Eu ja tinha feito meu esboço mas alterei varias coisas através do seu.Sua historia ficou otima. Parabéns e Deus abencoe por compartilhar.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Fiz um curso há uns 17 anos atrás, não pratiquei, esquecendo alguns detalhes importantes que devem constar. Louvo a Deus por sua vida. Obrigada.

    ResponderExcluir